sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sofre com Tendinite?




Sob a óptica da Medicina Tradicional Chinesa, a tendinite constitui-se como uma falha do Fígado e da Vesícula Biliar na nutrição e umedecimento dos tendões, respectivamente.

Partindo deste princípio, o Fígado seria responsável pela nutrição sanguínea dos tendões. Portanto, se o sangue do Fígado torna-se deficiente, os tendões se enfraquecerão. Se há um excesso de energia deste órgão os tendões se contraem e sente-se dor muscular e tendínea. A vesícula Biliar, como víscera acoplada ao Fígado, tem papel crucial na manutenção da lubrificação dos tendões, complementando as ações do seu superior, o Fígado.

Observamos nos pacientes portadores de alterações nos tendões características semelhantes no aspecto emocional, no estilo de vida e nos tipos de personalidade. O Excesso de trabalho sem repouso adequado, raiva, ressentimento, mágoas, excesso de planejamento de qualquer ordem sem a devida execução, perdas mal elaboradas (de pessoas ou de coisas), mudanças 'bruscas' na vida, sono irregular e alimentação rica em frituras e gorduras são achados comuns.

Outras alterações energéticas relacionadas ao Fígado/Vesícula Biliar podem ser encontradas nestes pacientes, tais como cefaléia temporal, gosto amargo na boca, irritação nos olhos, TPM, cólicas e sensação de bolo na garganta. Tal fato significa que estamos diante de um quadro mais avançado e que exige maiores cuidados que uma simples tendinite, exigindo, portanto intervenção multidisciplinar.


O tratamento pela Acupuntura Sistêmica deve ser complementado por aconselhamentos quanto a fatores emocionais, prática de atividade física pelo menos duas vezes na semana e orientações dietéticas. O Fígado e a Vesícula Biliar devem ser harmonizados energeticamente.


Uma vez que isso acontece, o corpo encontra a cura para os tendões. Os resultados dependem do grau de acometimento da tendinite e do poder de reação de cada organismo.

É ou não é UMA MÁGICA feita pelo nosso corpo? 

Experimente! Faça Acupuntura! ;)

Um comentário:

  1. Oi Juliana
    Faço acupuntura para "tendinite do musculo reto femural" venho sofrendo desde nov/2010 com fortes dores na coxa direita. Apos inumeras seçoes de fisiot conheci um acumputurista da minha cidade e iniciei o tratamento há tres semanas e estou começando a me sentir melhor. Quero confirmar para voce que me enquadro dentro dos ssintomas que voce expos acima: "O Excesso de trabalho sem repouso adequado, raiva, ressentimento, mágoas, perda de coisas),sono irregular.
    Vejo que estou no caminho certo.
    Abraços @adilson_carvalh

    ResponderExcluir