segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Combatendo as "ites"



Sinusite
Doença causada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, caracteriza-se pela inflamação da mucosa que reveste os seios da face. Seus sintomas são forte pressão e dores de cabeça e abaixo dos olhos, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e secreção espessa, tontura, mal-estar e febre.

Rinite
Doença alérgica bastante comum, tem como principais sintomas irritação da mucosa do nariz, espirros, coriza e coceira nos olhos, boca e nariz. Em muitos casos, a rinite evolui para sinusite.

Com a mudança de estação e a chegada do frio, as pessoas são acometidas pelas famosas doenças de inverno, especialmente sinusite e rinite, que atingem as vias respiratórias superiores. Não que esses males não apareçam em outras épocas do ano, mas são bem mais freqüentes quando ocorrem mudanças bruscas no tempo. 

O tratamento com Acupuntura apresenta excelentes resultados para prevenir e combater as “ites”, diminuindo a intensidade das crises, espaçando as ocorrências e até mesmo livrando o paciente definitivamente do problema.

A Acupuntura estimula pontos que ativam os canais energéticos do organismo, ajudando a comandar funções, estimulando a produção de analgésicos naturais e fortalecendo o sistema imunológico.

Ajuda a harmonizar de forma natural o funcionamento do aparelho respiratório. Pode ou não ser associado ao tratamento medicamentoso, de acordo com critério médico. O importante é não abrir mão de uma orientação especializada e lembrar que, se tratadas de forma inadequada, essas doenças podem acarretar problemas mais graves.

Dicas de prevenção
- Evitar permanecer em lugares pouco arejados, pois aumentam os riscos de contaminação por vírus ou bactérias;
- Evitar a fumaça de cigarro;
- Evitar carpetes, cortinas, bichos de pelúcia, caso tenha doença alérgica;
- Lavar cobertores, edredons e roupas de lã antes do uso;
- De preferência secar roupas no sol;
- Agasalhar-se para não expor o corpo a temperaturas baixas e a mudanças bruscas;
- Lavar as mãos com freqüência;
- Ingerir bastante líquido (exceto bebidas alcoólicas);
- Praticar exercícios físicos, que aumentam a capacidade respiratória;
- Escolher alimentos ricos em vitamina C.


Obrigada pela visita!! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário