domingo, 21 de agosto de 2011

Diabéticos recorrem à Acupuntura para controlar a doença.


O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, provocada por uma disfunção no metabolismo que faz com que o pâncreas perca a capacidade de produzir insulina ou a produza em quantidade insuficiente. Com isso, aumenta o nível de glicose no sangue alcançando níveis acima do normal.

Segundo o Ministério da Saúde a doença aumenta de três a cinco vezes os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de ser a principal causa de falência renal, cegueira, amputação e disfunção erétil, chegando a reduzir em até cinco anos a expectativa de vida do paciente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam no mundo cerca de 143 milhões de diabéticos, sendo que um terço não sabe que tem a doença.

Para conviver com o diabetes é preciso controlar os níveis de açúcar no sangue. Um levatamento epidemiológico inédito no país, realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em parceria com a Fiocruz (Fudação Osvaldo Cruz), apontou que 75% dos diabéticos brasileiros não conseguem controlar a doença.

Uma opção para que os níveis de glicemia fiquem mais baixos é a Acupuntura Chinesa. De acordo com estudo publicado pela OMS o uso da Acupuntura em diabéticos apresenta uma redução de 20% nos níveis de glicose no sangue. Essa significativa redução acontece porque ao aplicar a técnica o sistema endócrino é ativado, estimulando a produção da insulina, hormônio que atua na quebra da glicose levando-a às células do corpo.

A Acupuntura aumenta o metabolismo, fazendo com que as ilhotas de langerhans, células agrupadas no pâncreas, liberem mais insulina no organismo, diminuindo assim a glicose no sangue.

Incrível o bem dessa arte Chinesa. Obrigada por mais essa visita! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário