quinta-feira, 19 de abril de 2012

Labirintite: tontura ou tortura?


Como o nome sugere, é um processo inflamatório que afeta os labirintos, os quais abrigam o sistema vestibular no ouvido interno. A labirintite é uma desordem do equilíbrio geralmente seguinte à uma infecção no trato respiratório superior.


Labirintite causa vertigem, desequilíbrio e algumas vezes movimentos involuntários dos olhos. É comum a perda da audição no ouvido infectado. Também são comuns náusea, ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido.


Na Medicina Chinesa a tontura é denominada Xuan Hun. Xuan significa "visão borrada" e Hun quer dizer "tontura". O Paciente pode sentir desde uma simples tontura, associada a uma mudança de postura, até uma tontura severa com perda de equilíbrio e sensação de tudo girar. Existem relatos de confusão e obscurecimento, bem como sensação de peso na cabeça como se estivesse cheia de algodão e dificuldades no raciocínio.



No âmbito da Medicina Chinesa a tontura relaciona-se com vento e umidade no Fígado. Diz-se que o vento-úmido causa a tontura e penetra o Fígado. Na Alopatia trata-se de distúrbios inflamatórios no ouvido interno, nobre região responsável pelo nosso equilíbrio.



Quaisquer sentimentos que afetam energeticamente o Fígado podem gerar a labirintite. 
Destacam-se a raiva, frustração, ressentimento e mágoas. O excesso de trabalho e atividades sexual desgasta os Rins e consequentemente o Fígado, gerando tontura. 


Um fator que pode ajudar ou prejudicar, é a alimentação. Nesse quesito, um dos principais inimigos do ouvido interno é o açúcar, escondido não só em guloseimas como chocolate, sorvete e bolachas. Como também em pães, tortas, bolos e massas feitos com farinha refinada. Para saborear uma sobremesa sem riscos, o jeito é apostar no consumo de frutas como: Banana, Abacaxi, Maçã e Pera. 
O consumo de alimentos gordurosos e laticínios forma umidade no Baço, deflagrando o quadro.



No momento de se entregar às massas, o ideal é optar pelas integrais, já que suas fibras promovem uma absorção mais lenta da glicose. O Sal não fica atrás quando se fala nos perturbadores do labirinto, já que está relacionado ao aumento da pressão nos vasos.



A Labirintite deve ser diagnosticada e trata primeiramente pelo Otorrinolaringologista. A Acupuntura atua de maneira complementar e eficiente no alívio da sintomatologia aguda, bem como nos casos crônicos. O Paciente deve seguir orientações da vida diária, eliminando o fatores agravantes (alimentação e estilo de vida). Não há contra-indicações para o tratamento, que deve ser realizado na frequência de uma à três sessões semanais.



Obrigada por mais essa visita! Marque já sua sessão, e vamos cuidar da sua Saúde juntos.



;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário