terça-feira, 31 de julho de 2012

Furar ou não furar a orelha do Bebê?

O primeiro convite que recebi para furar a orelha de um Bebê eu me apavorei. Corri para o computador e mandei um e-mail para minha Mestra Fumie Kurebayashi. E ela como sempre, me acalmou em poucas palavras.

Li muitas coisas sobre "onde" e "como" furar. A localização é meio contraditória entre os Profissionais. Mas concordo com todas. Acabo sendo contraditória também? Acho que sim!

A Acupuntura Auricular apóia-se no conceito de que nas orelhas existem pontos reflexos que correspondem a todos os órgãos, partes e funções do corpo. Estimulando estes pontos, desencadeiam-se fenômenos físicos nas áreas afetadas, promovendo o reequilíbrio. Daí a possibilidade de, em se fazendo uma perfuração aleatória na orelha, atingir algum destes pontos e conseqüentemente provocar algum problema ao órgão ou parte do corpo, por isto utilizando o conhecimento do método por Acupuntura podemos realizar o procedimento minimizando ao máximo o risco de atingir algum ponto.

Já outros Profissionais acham que o ponto ideal pode ser bem o centro do lóbulo, no ponto do olho e depois deixam com um brinco de ouro ou revestido de ouro que auxilia na visão, caso a pessoa (ou criança) tenha suscetibilidade. 

Assisti um vídeo, uma entrevista feita ao Acupunturista Dr. Walter Douglas Dal Mas.

Dizendo que precisa ser uma localização de ponto neutro para que não ocorra nenhuma perda energética, mas também mencionou que os Piratas usavam já essa técnica de furar bem o centro do lóbulo para "ampliar" a visão em alto-mar. Quer dizer, pode ser no ponto do Olho para melhorar a visão, ou fora, para não afetar nenhum outro Sistema.

Eu acredito nas duas opções. E claro, já ouvi dizer que algumas pessoas tiveram certos problemas de saúde referente ao local do brinco. Eu mesma sou exemplo disso, usei muito tempo alargador, e meus olhos sempre ficaram vermelhos ao redor, e eu tinha uma visão turva. 

No meu primeiro dia de aula na escola de Acupuntura, minha Professora Ana Lúcia Lopes Giaponesi me olhou e disse: "Você vai tirar esse 'troço' da orelha AGORA! Já, anda, tira...(risos)". Eu perguntando o porque, ela me explicou do reflexo da Auriculoterapia ao meu quadro. Entendi tudo. Parei de usar e minha visão e vermelhidão melhorou 80%.

Eu sempre falo aos meus colegas de Profissão que precisamos conhecer o resultado real da Acupuntura. E saberemos disso fazendo em nós mesmos, ou em parentes próximos. A Medicina Chinesa é incrível em todos os pontos, e devemos confiar sempre nela.

Hoje, totalizando, foram 6 bebês. O procedimento precisa ser muito higiênico: passo um anestésico (uso 'Emla' - Lab. AstraZeneca) alguns minutos antes e cubro com micropore até o momento de furar. No momento da perfuração, marco com uma caneta depois da antissepsia e furo apoiando por trás o lóbulo da orelha. Sempre com o brinco novo adequado de perfuração, esterilizado.

Essa é a minha experiência e minhas ideias quanto à furar ou não a orelha de bebês. E claro, melhor ainda se for feita por um profissional especialista em Acupuntura, Auriculoterapia e Auriculomedicina.



Indique o Blog às pessoas que não sabem sobre os benefícios da Acupuntura. 


Obrigada por mais essa visita! ;)


4 comentários:

  1. oi Juliana, muito interessante o post, mas me surguiu uma duvida. A tempos tenho vontada de fazer um piercing no ""rook", que corresponderia ao lugar do ciatico e quadril mais ou menos. Queria saber que consequencias esse furo poderia trazer para meu corpo e se nao seria possivel "reequilibrar" com a outra orelha!

    ResponderExcluir
  2. Minha filha furou com o Dr. Walter, achei muito bom. Prefiro ponto neutro, pos do contrário só se poderá usar ouro. Na minha orelha direita, foi perfurado o ponto do olho = 8 graus de miopia :(

    ResponderExcluir
  3. Ola, Juliana. Voce fura com agulha a orelha?

    ResponderExcluir
  4. Olá chará kkkk tb me chamo Juliana, sou terapeuta de Auriculo! Tenho uma pagina no face e gostaria de sabaer se eu poderia postar essa matéria lá? ;) obrigada

    ResponderExcluir