terça-feira, 17 de julho de 2012

Frutas de Inverno



O inverno pede receitas mais quentes e suculentas. Mas as frutas da estação não podem ficar de fora. Uma idéia é acrescentar frutas invernais as receitas salgadas ou criar sobremesas com caldas quentes ou frutas cozidas. Uma salada de frutas de inverno também cai muito bem. Procure as que estão em alta na estação: Morango, figo, abacaxi, mexerica cravo, tangerina, uva, mamão, pêra e maçã gala.

Incluir frutas na alimentação do Inverno é algo essencial para a saúde, afinal, elas fornecem os nutrientes que o corpo necessita para funcionar corretamente e não ficar vulnerável às doenças. As frutas invernais deixam o organismo mais resistente, melhoram o bem-estar e ajudam a superar o desconforto da estação.

As baixas temperaturas contribuem com o aumento do apetite e, para evitar a ingestão de alimentos calóricos e gordurosos, as frutas surgem como a melhor opção. Elas possuem poucas calorias, ajudam a manter o controle alimentar e, em consequência, atuam a favor da perda de peso.

No período que vai de 21 de Junho à 23 de Setembro, é possível encontrar nos supermercados e feiras, frutas deliciosas e com ótima qualidade. A variedade é tão expressiva que promete suprir as necessidades nutricionais do corpo durante os dias mais frios do ano. Confira a seguir uma seleção com as principais frutas que estão em alta no Inverno  e os benefícios de cada uma delas:

Morango - Considerado um dos frutos mais desejados do mundo, o morango possui sabor agradável e aroma delicioso. Quando incluso na alimentação, ele ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhora o sistema circulatório e neutraliza os radicais livres. Devido a sua grande quantidade de fibras, o moranguinho contribui com o funcionamento do intestino.

Figo - Apesar de ser calórico, o figo garante vários benefícios para a saúde. Ele melhora o rendimento físico, deixa o organismo mais resistente e contribui com o desenvolvimento mental. A fruta originária do Mediterrâneo tem a vantagem de ser um poderoso energético natural.

Tangerina - A fruta cítrica é rica em potássio, um mineral que ajuda na contração muscular. Além de saborosa, ela ajuda a prevenir prisão de ventre, gripes e resfriados.

Abacate - O abacate é capaz de proteger as cartilagens das articulações, evita as alergias e as doenças auto-imunes.

Caqui - O caqui ajuda a combater o colesterol alto e garante benefícios para as pessoas que sofrem de hipertensão.

Pera - A fruta regula o funcionamento do intestino, melhora a digestão e alivia dores de estômago.

Maçã gala - A maçã tem poder antioxidante, previne colesterol e diminui os riscos de doenças pulmonares.

Banana - O fruto da bananeira ajuda a controlar a pressão arterial, além de evitar dores musculares e câimbras. Estudos apontam ainda que a banana também é uma aliada contra a depressão.



Aproveitem essas dicas e torne sua vida mais tranquila e saudável. 

Este blog tem a ideia de ajudar à esclarecer dúvidas sobre saúde e dar notícias sobre Acupuntura e seus inúmeros tratamentos.

Espero que tenham gostado de mais um post.




Obrigada pela visita! ;)



Um comentário:

  1. Boas dicas. Sou chata para comer, mas algumas frutas mencionadas eu adoro. Beijinhos.

    ResponderExcluir