quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tratando Esporão de Calcâneo com Acupuntura

Os pés, partes fundamentais para a sustentação corporal e para a locomoção, constituem estruturas complexas do corpo humano, formadas por diversos ossos, músculos, tendões e bursas. Além disso, os pés possuem formato anatômico, com um arqueamento na sola, o que favorece a distribuição do peso corporal, o equilíbrio e a deambulação (ato de caminhar ou correr). 

Se os calcanhares são expostos a impactos excessivos ou a peso em demasia (obesidade), ou ainda submetidos a maus-hábitos, como o de pisar de forma incorreta no solo, pode ser desencadeada uma formação óssea anormal.

O esporão de calcâneo é uma exostose (crescimento ósseo anômalo) que se origina no ponto de inserção da fáscia plantar na tuberosidadesub-calcânea. A melhor identificação deste tipo de exostose se faz pelo nome de esporão subcalcâneo, para diferenciá-lo do esporão retrocalcâneo, que se forma na inserção do tendão de Aquiles.

É comum diagnosticar o Esporão de Calcâneo por meio de exame físico. A sintomatologia básica é o quadro de dor na região inferior / lateral do calcâneo, o que impede, de forma muitas vezes severa, o caminhar normal. A dor se manifesta mais intensa principalmente pela manhã, ao acordar e colocar o pé no chão, ou ao iniciar a deambulação, após permanecer sentado por algum tempo. A ocorrência de fasciteplantar concomitante é freqüente, o que leva o paciente a apresentar dor em toda parte inferior do pé.

Mas a existência de esporão de calcâneo assintomático (sem dor) é possível. O aparecimento de sintomatologia dolorosa pode ser desencadeado por trauma.

Na prática clínica, realizo tratamento com Acupuntura utilizando agulhas e moxabustão em pontos fora de meridianos principais, localizados no calcâneo. Os resultados são altamente satisfatórios com melhora acentuada da DOR (acima de 80%) percebida pelo paciente já na primeira sessão. O curso de tratamento é curto (3 a 5 sessões).

Obrigada por mais essa visita! E para você que é de São paulo, aguardo seu contato. Vamos marcar seu tratamento e melhorar sua qualidade de vida!

;)

2 comentários:

  1. Oi Juliana.
    Parabens por mais este artigo.
    Tenho artrose nos pés no talo-navicular.
    Tenho pé torto congênito bilateral.
    Existe recurso na acupuntura para melhora de artrose?
    Grande abraço.
    Adilson

    ResponderExcluir
  2. Estou com esporão calcâneo e plantar. Pelo que vi este seria um procedimento para curar o esporão.

    ResponderExcluir