terça-feira, 27 de setembro de 2011

Acupuntura x Câncer

Câncer é hoje uma das doenças mais temidas pela população mundial. São mais de 200 tipos de cânceres, transformações malignas nos tecidos e órgãos do corpo, caracterizadas pela multiplicação de células defeituosas que invadem e destroem as células normais. Os fatores causadores do problema podem ser externos ou internos ao organismo e estão ligados diretamente ao cotidiano de cada ser humano.

Enquanto a cura definitiva não é descoberta, inúmeras técnicas vêm sendo utilizadas e desenvolvidas para o tratamento da doença e dos efeitos colaterais provocados por ela. Nos Países Ocidentais, os tratamentos mais comuns utilizados no combate das anomalias, consistem em radiação, cirurgia e quimioterapia. Apesar de alcançarem bons resultados, os tratamentos tradicionais têm efeitos colaterais muito acentuados, gerando muitos incômodos e sofrimento. 

Para diminuir os efeitos negativos do Câncer, as terapias alternativas vêm ganhando força, complementando os trabalhos desenvolvidos pela medicina tradicional. Entre os tratamentos alternativos, destacam-se a Acupuntura e o Yoga, métodos muito praticados na Medicina Oriental.

A Acupuntura é uma técnica que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele e visa à recuperação global da saúde.

Recentemente, o Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, recomendou o uso da técnica como terapia útil para aliviar diversos males do Câncer, reconhecendo os grandes benefícios que ela proporciona como tratamento complementar aos efeitos colaterais causados principalmente pela quimioterapia. A técnica pode melhorar a qualidade de vida do paciente. Atua reduzindo ou eliminando a insônia, ansiedade, fadiga, suores noturnos, enjôos, depressão leve à moderada e dores.

Conforme algumas pesquisas, mais de dez anos a Acupuntura vem sendo utilizada no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, como tratamento da clínica de dor do hospital, já que aproximadamente 60% dos pacientes sofrem com as dores. Ajuda muito inibindo sintomas como náuseas e vômitos e outros sintomas dos efeitos colaterais da quimioterapia. No pós-operatório, a Acupuntura permite a redução das dores e a diminuição da medicação analgésica. Com a redução de remédios e melhora dos sintomas, certamente haverá aumento do apetite, tão importante para melhorar a qualidade de vida.
Assim como a Acupuntura, o Yoga também vem sendo utilizado como técnica complementar aos tratamentos tradicionais e tem apresentado resultados significativos, colaborando para o aumento da qualidade de vida e maior força emocional dos pacientes.
O Yoga é uma técnica milenar desenvolvida inicialmente na Índia e que colabora diretamente para a maior flexibilidade e fortalecimento do corpo humano , aumentando a vitalidade e administrando o estresse. 
Esses e muitos outros tratamentos nomeados como "alternativos", pode trazer o bem estar que você sempre procurou.
O importante é nunca desistir de achar um caminho. Se você conhece alguém que está passando por situações que a Acupuntura pode ajudar, indique. Faça sua parte!
"O que nos salva é dar um passo e outro ainda." (Antoine de Saint-Exupéry)

Obrigada por mais essa visita!! ;)


Um comentário:

  1. Oi Juliana!
    Parabéns por mais este post esclarecedor em seu blog.
    Abraços.
    Adilson de Carvalho

    ResponderExcluir