quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Inimiga da noite.. INSÔNIA



Os transtornos primários do sono se subdividem em dissonias (caracterizadas por produzir sonolência diurna excessiva ou dificuldade para iniciar e/ou manter o sono) e em parassonias (caracterizadas pela presença de condutas anormais associadas ao sono, tal como é o caso do sonambulismo e sonilóquia).

Dentro das dissonias se encontra a insônia, cujas características fundamentais são a dificuldade para iniciar ou manter o sono e a sensação de não ter tido um sono reparador durante período não inferior a 1 mês. Sendo considerada crônica, quando ocorre por mais de 6 meses, com sintomas 3 ou mais vezes por semana, acompanhados de problemas durante o dia.

Na Medicina Tradicional Chinesa as doenças são interpretadas como sendo causadas, principalmente, por fatores externos e fatores internos. Fatores estes que impedem o funcionamento adequado dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e a circulação de Qi e de Sangue (Xue) pelo corpo, principalmente através dos Canais e Colaterais (Jing Luo), onde estão localizados os pontos de acupuntura. Segundo as Teorias da Medicina Tradicional Chinesa, o Coração (Xin) é o responsável, governante, da Mente (Shen), sendo assim é o Órgão (Zang) mais envolvido nos casos de pacientes portadores de insônia e aquele que deve ser tratado direta ou indiretamente.

            Além disto, pontos que estimulam a Mente (Shen) devem ser sempre considerados nestes pacientes. A Acupuntura e suas variantes, como Acupuntura Auricular e Acupuntura Craniana, têm sido empregadas com grande freqüência para o tratamento de insônia, sendo que diversos estudos recentes sugerem que a Acupuntura pode controlar o sistema nervoso autônomo, além de estudos que demonstram que pontos específicos de acupuntura, principalmente aqueles que atuam diretamente no Coração (Xin), tem a capacidade de reduzir as atividades simpáticas.

 Para o devido tratamento de qualquer distúrbio através da Acupuntura e  demais recursos da Medicina Tradicional Chinesa, e especificamente no caso da insônia, devemos sempre lembrar que a correta Diferenciação de                            Síndromes é fundamental para boa prática e                                                              obtenção dos resultados desejados.

Experimente marcando sua sessão e dormirá melhor já na primeira noite! 


Obrigada pela visita!! ;)            


Nenhum comentário:

Postar um comentário