segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Acupuntura na Terceira Idade



Há séculos a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) preocupa-se com o envelhecimento. O envelhecimento constitui em um processo de mudanças progressivas que vai desde o declínio fisiológico gradual ao aumento de doenças que acomete o organismo paralelamente. 

Este processo é acompanhado por déficit funcional progressivo de vários sistemas orgânicos, sendo maior a incidência de várias doenças em pessoas com mais de 60 anos. 

O organismo do idoso tem menor capacidade de adaptação e demora mais tempo para recuperar-se.A terceira idade é o grupo populacional que mais cresce nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. 

     A Acupuntura potencialmente teria um papel importante no tratamento do idoso, o método, não tem contra-indicação e apresenta diversos benefícios aos pacientes da terceira idade. Auxilia na diminuição da dor, melhora a capacidade funcional, equilibra o sono e o humor, fortalece o organismo, propicia maior qualidade de vida. Devido ao fato de o idoso apresentar múltiplas queixas relacionadas a vários órgãos e de, com freqüência, ter mais de uma doença, com a acupuntura, o idoso passa a consumir menos medicamentos, evitando os efeitos colaterais indesejáveis. 

        Destacamos três áreas de atuação da acupuntura em geriatria: dor, reabilitação de AVC e terapia adjuvante em doenças diversas, como depressão, câncer e doenças respiratórias. A dor é uma das queixas mais comuns de idosos relatadas durante consultas médicas. Pacientes acima de 60 anos queixam-se duas vezes mais de dor. O tratamento da dor tem como objetivos clínicos: tratar especificamente sua causa, reduzir a dor, melhorar a capacidade funcional, o sono, o humor e a socialização do paciente. 

Na seleção dos tratamentos é de suma importância considerar a causa e o mecanismo fisiopatológico envolvido, o estado funcional e emocional do paciente, suas condições clínicas e doenças associadas. A Acupuntura pode ser uma grande aliada da saúde e da qualidade de vida, pois ativa o funcionamento dos órgãos, de acordo com o biorritmo de cada indivíduo. 

Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, manter e manter a mente em equilíbrio.


Indique Acupuntura para o Idoso que conheça. A Saúde dele te agradece! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário