sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Saiba os benefícios da Auriculoterapia


A Acupuntura Auricular consiste em perfurar com agulhas os pontos auriculares ou estimulá-los com outros métodos.A técnica da Acupuntura auricular é de manejo simples e o efeito terapêutico é obtido com rapidez, prevenindo e tratando as doenças. 

Usa-se a Acupuntura Auricular na anestesia por Acupuntura, no diagnóstico das doenças, assim como na prevenção e tratamento das mesmas.

A Auriculoterapia é indicada para o tratamento de muitas enfermidades: dolorosas, inflamatórias, endocrinometabólicas e do sistema urogenital, enfermidades de caráter funcional, crônicas, infecto-contagiosas, etc. São indicadas em casos em que o doente tem a necessidade de alívio imediato de dor, dores pungentes, agudas e crônicas, perturbações psíquicas como ansiedade e depressão, angústia, falta de concentração, vertigens, gagueira, perturbações do sistema autônomo, intoxicações por uso de drogas, tabaco e medicações.   
A forma com que o corpo regula sua energia é da mesma forma que se trabalharia com a Acupuntura Sistêmica.

 É feito um equilíbrio, e seu corpo acaba se tornando uma ferramenta para sua melhora.
Várias combinações de pontos foram ensinadas por alguns Mestres Chineses e Franceses. Tratamentos diferentes mas com o mesmo objetivo, de tornar sua vida ainda melhor.

Em seu Mapa Chinês, existem 130 pontos registrados. Mas todos sabem que muitos pontos funcionam em combinações corretas com outros já conhecidos.

Como Diagnóstico, a Auriculoterapia Chinesa usa tanto os diagnósticos clínicos (história clínica, fisiopatologia) como também o diagnóstico pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Mas, é possível realizar o diagnóstico a partir da observação e palpação do próprio pavilhão auricular. Quando um órgão apresenta algum distúrbio, a área auricular correspondente pode sofrer uma alteração pigmentar, como manchas, vascularizações secura ou maior secreção sebácea. Alguns pontos podem se mostrar bastantes sensíveis ao toque e podem ficar marcados pela pressão.

De diversas formas pode ser trabalhado esse sistema. Estimulação elétrica, agulhas semi-permanentes, sementes, massagem, aquecimento,esferas metálicas ou magnéticas.

As contra-indicações são sempre relativas ao bom senso em relação a esta terapêutica complementar para o bem estar do paciente. Não se deve abandonar um tratamento de alguma doença grave para utilizar somente a auriculoterapia. Cuidados especiais devem-se ter com as mulheres grávidas. Medicamentos como neurolépticos fortes costumam constituir obstáculos para a obtenção de bons resultados pela terapêutica auricular. 

Experimente! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário