quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O que é Acupuntura?


O que é Acupuntura??

Acupuntura consiste na aplicação de agulhas com espessura de um fio de cabelo , em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" para obter efeito terapêutico em diversas condições.
O diagnóstico e a terapia têm como objetivo a identificação de qualquer desequilíbrio e a conseqüente correção pela inserção de agulhas em pontos apropriados. Segundo a tradição, existem 365 pontos básicos, embora muitos mais tenham sidos descobertos ao longo dos séculos. Nos mapas modernos estão assinalados até 2 mil pontos. Na sua maioria, os pontos importantes situam-se nos 14 meridianos.
A Acupuntura é uma terapia milenar que muitos chamam de alternativa, mas que hoje consideramos como uma terapia complementar. Ela vai de encontro com o que as pessoas buscam nos dias de hoje que é além de cura, qualidade de vida e se o paciente quiser pode ser trabalhada juntamente com a terapia convencional ocidental.
Visa muito mais que a resolução de um problema específico, ela visa à harmonização e cura do organismo como um todo. A visão da Acupuntura, então, não é uma visão parcial e sim holística
Para os Chineses, tudo no universo é feito de energia sendo a mesma energia que constitui uma mesa, é a energia que constitui o ser humano, claro que em formas muito diferentes. Essa energia é denominada Qi. Tudo que se trabalha em Acupuntura tem haver com essa energia, pois ela é a mãe de todas as outras.
Em nosso organismo temos o Qi original que é o formado na hora de nossa concepção e o Qi que renovamos todos os dias através da alimentação. Quando utilizamos a Acupuntura como forma de tratamento, o Terapeuta manipula essa energia em nosso corpo para nos harmonizar e curar.
O objetivo da Acupuntura é prevenir e corrigir os desequilíbrios energéticos que causam disfunções físicas e emocionais através de agulhas, eletroacupuntura sem agulha para crianças e pessoas sensíveis à dor, laser, moxas e auriculoterapia.
A Acupuntura é eficaz na prevenção e tratamento de dores em geral, desequilíbrios hormonais e respiratórios, problemas do aparelho músculo-esquelético e no sistema nervoso, entre outros.


Mais conhecida por resolver problemas de saúde, a milenar Acupuntura também promete dar um jeito na acne, na celulite e até nas ruguinhas indesejáveis. E o que é melhor: sem dor, sem cortes e com efeito natural. Trabalha com o equilíbrio do corpo e não exclusivamente em uma única área.
Na técnica Chinesa, é possível identificar, por exemplo, que algumas linhas de expressão facial podem estar relacionadas com alterações nas funções energéticas atribuídas aos nossos órgãos, que são afetados de várias formas, por padrões emocionais, alimentação, clima e hábitos de vida diária.
Gordura localizada, flacidez muscular, estrias, celulite, auxílio no tratamento da obesidade, cicatrizes, vitiligo, psoríase, linhas de expressão, acne, calvície e olheiras são alguns exemplos de problemas nos quais a Acupuntura pode ser um tratamento eficaz.

Bem vindos! Um super abraço.. @Acupuntura_Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário