segunda-feira, 20 de julho de 2015

LÍQUIDOS, INCHAÇO - Tratando a Retenção

Um dos maiores violões dos tempos modernos é o inchaço. A falta de tempo, o trabalho excessivo, a alimentação rápida, e a não prática do esporte. São diversas "portas abertas" que deixamos para a chegada da famosa RETENÇÃO DE LÍQUIDOS.

Fora as pessoas que recebem, geneticamente, da Família, esse desequilíbrio energético.

SIM! É um desequilíbrio energético. E conforme a tese de VARELLA (2013), fisiologicamente ocorre aumento da pressão hidrostática, redução da pressão por osmose gerada pelas proteínas no plasma dentro da corrente sanguínea e o aumento desta mesma pressão dentro dos tecidos, durante processos inflamatórios, obstrução dos fluídos através do sistema linfático e retenção de água e sódio pelo Rim.
   
Pela visão Oriental, os fluidos corpóreos tem relação direta com todos os órgãos internos para sua efetiva funcionalidade. Desde o Baço que faz a transformação e transporte, Pulmão regula a Passagem das Águas difundindo os líquidos, os Rins transformam, separam e excretam, a bexiga excreta, o Triplo Aquecedor transforma, transporta e excreta. 

Os Fluídos Corpóreos origina-se dos alimentos e líquidos e são transformados e separados pelo Baço. A partir daí, ocorre um processo de transporte destes fluidos onde a parte "impura" é transportada para o Intestino Delgado, passando por outro processo de separação, e a parte "pura" vai para a Bexiga e a "impura" para o Intestino Grosso para ser eliminado em forma de fezes. Já a parte "pura" dos líquidos que foram transportados para a Bexiga é novamente separada onde a parte "pura" desse novo processo se manifesta para o exterior em forma de suor e a "impura" desce pelo canal da Bexiga para ser eliminado em forma de urina.

Edema de Água: é quando os fluidos não passam pelo processo de transformação e transporte adequado para serem eliminados ficando depositados entre pele e músculos. Isso indica uma deficiência de Yang que é o tipo mais comum de edemas;

Edema de Qi: quando ocorre a estagnação de Qi ou de Umidade. Podendo então ocorrer retenção de Umidade nos músculos associando-se ao frio ou calor.

 
Estudos comprovam que existem causas externas e internas: 

a) Fatores Externos Causadores de Edemas:
O vento perverso ataca o Pulmão dificultando a ação de difusão e descida, assim se a difusão não for boa, a pele não se abre adequadamente e a transpiração não ocorre para o exterior e caso a descida for mal, o Qi não transporta a circulação na Via das Águas até a Bexiga ocorrendo então um extravasamento de líquidos entre carne e pele, causando edemas. Se ficar exposto a Umidade, chuva, contato direto com água também favorece a penetração de Umidade no corpo, pois o Baço bloqueia suas funções, não conseguindo manter a subida do puro e a descida do impuro, onde a água se espelha ocasionando edemas. 

b) Fatores Internos Causadores de Edemas: 
se há uma ingestão de alimentos desregrada, excesso de trabalho ocasionando fadiga, significa que o Baço está enfraquecendo a cada dia e os Jin Ye já não circulam de forma harmoniosa pelo corpo dificultando a subida para o Aquecedor Superior e a água se acumula no Aquecedor Médio, então o Yang do Baço perde força. Ocorre um descontrole de água surgindo o edema. As fadigas mentais causam a diminuição do Qi dos Rins, onde perde o controle da abertura fechamento da Bexiga, ocorrendo estagnação de água e edemas.

Jin Ye é o termo utilizado em chinês para descrever fluidos corpóreos. Jin significa "umidade", "saliva", é Yang, puro, claro, umedece a pele e os músculos. Já o Ye significa "fluido", "liquido" é Yin é material, turvo, denso, pouco puro. Lubrifica e nutrem os Zang Fu, ossos e articulações, cérebro e órgãos dos sentidos.

O tratamento para toda falta de equilíbrio é basicamente feito através de boa alimentação, com o auxílio da Acupuntura e principalmente da Moxabustão. Onde remove bloqueios de 
energia que obstruem o fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo; Aquece o Qi e Xue favorecendo sua circulação; Tonifica Yang; Doenças degenerativas; Lombalgias por frio; Profilaxia de doenças e promoção de saúde.

Lembrando que cada organismo tem um fluxo energético "com diferente velocidade", cada Paciente têm seu  histórico de saúde. Cabe então ao Terapeuta escolher os melhores pontos para cada Pessoa.

Estou em um experimento comigo mesma. Li um estudo sobre a Ventosa parada em alguns pontos de Baço e Estômago. E estou conseguindo um resultado muito legal com a eliminação de líquidos. E que se der certo, com toda certeza, tratarei os meus Pacientes.

O Terapeuta não pode parar com os estudos jamais. Sempre teremos coisas novas. E é importantíssimo visitarmos as páginas de nossos colegas para aproveitar a experiência deles.


Obrigada pela visita!!! 





Fonte: Varella(2013) / Maciocia(2007) / Ross(2009) / CETN(2015)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Drenagem linfatica também é muito indicado, eu desinchei a perna do meu irmao apenas com as mãos quando teve luxação com fratura da tibia, é muito relaxante, sou de Suzano SP se alguem tiver interesse em Drenagem linfatica e Medicina Tradicional chinesa (11) 964245686 Whatsap

    ResponderExcluir
  3. Drenagem linfatica também é muito indicado, eu desinchei a perna do meu irmao apenas com as mãos quando teve luxação com fratura da tibia, é muito relaxante, sou de Suzano SP se alguem tiver interesse em Drenagem linfatica e Medicina Tradicional chinesa (11) 964245686 Whatsap

    ResponderExcluir
  4. Drenagemlinfatica tambem é muito bom, eu desinchava a perna do meu irmao apenas com as mãos, é muito relaxante, sou de Suzano Sp se alguem tiver interesse em Drenagem linfatica e Medicina Tradicional chinesa (11) 964245686 Whatsap

    ResponderExcluir