segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Acupuntura no Esporte



Em modalidades esportivas, tais como tênis, futebol, ginástica artística, capoeira, balé e jiu-jitsu, constataram que o desempenho fica comprometido pela presença da dor. 

Este trabalho se baseia no estudo do tratamento de lesões esportivas através da Acupuntura durante a reabilitação do sistema músculo-esquelético, o qual será capaz de inibir o ciclo espasmo-dor, melhorando as valências físicas e a performance do fuso muscular e tendinoso durante os movimentos.

A Acupuntura promove sinergismo com a cinesioterapia na recuperação do movimento, pois o estímulo pode ser de ação prolongada através da inserção de agulhas ou sementes em pontos específicos durante o tratamento.

Todos os atletas têm a grande possibilidade de conhecer os problemas do excesso de
treinamento, que leva os músculos ao encurtamento e, conseqüentemente, à perda de potência.
Isso acontece porque a força muscular está diretamente ligada à flexibilidade. Um músculo
nada mais é que um elástico vivo; ele só pode encurtar bastante se for bem estirado antes. Por isso, sempre indicamos um bom alongamento, antes e depois da atividade.

A Acupuntura pode ser inserida em dois aspectos: preventivo, ajudando o paciente a manter o equilíbrio, e terapêutico, no tratamento de dores e lesões. O preventivo é o mais eficiente, pois o indivíduo que estiver equilibrado, sem grandes tensões, sem estresse, ao praticar sua atividade física, terá menos chance de se lesionar.

O diagnóstico é uma parte fundamental no atendimento. Cada indivíduo é diferente do outro. Conversem detalhadamente com seu paciente em relação à dor. Procurem saber o histórico da dor e como é a rotina desse paciente.



Obrigada pela visita.
Indique Acupuntura aos Amigos.





Fontes

- ANDREA CARLA MESQUITA
- CMAESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário