domingo, 4 de maio de 2014

Acupuntura em Crianças

Quando se fala em Acupuntura pensa-se logo numa Senhora deitada e cheia de agulhas espalhadas pelo corpo. Mas é importante saber que esta Medicina Chinesa tem vindo a ser utilizada no tratamento de várias doenças infantis.Os pontos estimulados no bebê ou na criança são os mesmos pontos utilizados no adulto. A diferença está em como fazer.

Para aliviar cólicas e até refluxo em recém-nascidos os Pais podem buscar métodos alternativos, como a acupuntura. Não importa se o bebê tem dias de vida pois as sessões são feitas com o recém-nascido dormindo ou no momento que é amamentado pela Mãe.


Como a maioria das crianças se apavora só de se falar para agulhas ou são mais agitadas, podendo retirar as agulhas antes do tempo, a Acupuntura é realizada com laser ou pressão.


Nascida na China há mais de 4 mil anos, a técnica consiste em estimular pontos específicos do corpo onde se encontram muitas terminações nervosas, usando agulhas, calor, laser, pressão dos dedos, ventosas ou elétrodos.

A quantidade de sessões depende do objetivo do tratamento, podendo ser uma sessão avulsa (para resolver uma crise aguda), um plano de cinco ou 10 sessões, e até mesmo uma manutenção semanal ou quinzenal para problemas mais crônicos.


As crianças são mais sensíveis às dores e por isso as agulhas são colocadas superficialmente, as sessões têm um tempo menor (de cinco a dez minutos) e não se estimula mais de dez pontos numa sessão.

As doenças infantis que encontram resultados altamente satisfatórios no tratamento com a Acupuntura são as doenças respiratórias, entre as quais a asma, bronquite e rinite, enurese noturna (fazer xixi na cama enquanto dorme), distúrbios do sono e dores, como enxaquecas e cólicas.

Os resultados em crianças aparecem mais rapidamente principalmente se os Pais não mostrarem apreensão aos filhos quando o tratamento estiver acontecendo. Assim os pequenos sentem-se mais confiantes na presença do Acupunturista.

A cura pode existir somente com a Acupuntura, assim como pode ser necessário um tratamento em simultâneo com alguma medicação. O que pode acontecer é a redução no uso das medicações e dos sintomas da doença. A Acupuntura pode ainda ser usada para amenizar os efeitos colaterais que alguns medicamentos podem trazer.


Fazer Acupuntura para prevenção em crianças saudáveis não é necessário. Uma criança que tem crises de asma no período do Inverno pode fazer sessões durante o Outono para fortalecer o seu sistema imunológico, amenizando os sintomas ou mesmo espaçando o aparecimento das crises.

O tratamento não tem contra-indicações e não traz efeitos colaterais se for realizado por um profissional especializado em Acupuntura.

Marque já a sessão para seu(a) Pequeno(a)! ;)




( Via: ABC G. )

Um comentário:

  1. Olá!
    Meu nome é Fernanda M. Brentegani e estou convidando vocês para conhecer minha página Praxis Cursos onlines. Nele existem as indicações dos melhores sites e cursos EAD como também dicas infalíveis na hora de estudar e escolher um curso online.
    Ficarei muito feliz com sua visita!Segue o link abaixo.
    http://praxiscursosead.blogspot.com.br/
    att, Fernanda

    ResponderExcluir