quinta-feira, 15 de maio de 2014

Acupuntura CURIOSA - Uma nova aposta da Medicina Tradicional Chinesa

Nos arredores de Pequim, existe um Profissional da Medicina Chinesa que administra picadas de Abelha ao invés de agulhas.


O tratamento é procurado para tratar ou evitar problemas sérios, como artrite e até câncer. Cada sessão inclui dezenas de perfurações na pele, pelos ferrões dos insetos.
Situado nos arredores da capital chinesa, o consultório do Acupunturista, Wang Menglin, já submeteu a essa técnica de uso das abelhas em seu trabalho, mais de 27 mil pacientes, onde em cada sessão, dezenas de picadas dolorosas são aplicadas. 

De acordo com Wang, a sessão é realizada de maneira muito simples, onde ele mesmo explica: “Agarramos o inseto entre os dedos, a apertamos contra um ponto do corpo e a pressionamos até que ela retire seu ferrão pra fora e assim aplique seu “veneno”. 

Uma técnica de cura de doenças como Artrite e até mesmo o câncer com o uso de abelhas está sendo classificada por cientistas do mundo como charlatanismo. Nesta “nova” técnica usada por chineses, eles se submetem a dolorosas sessões de picadas de abelhas, onde acreditam que as picadas previnem e curam doenças como a artrose e o Câncer.

Sem mesmo a comprovação científica de que tal método tem sua eficácia contra as doenças acima citadas realmente funcione, o Acupunturista Wang, diz que o método tradicional possui sim seus efeitos reais, onde ele declara dizendo que: “Tratamos pacientes com doenças que vão de Artrite ao Câncer com resultados positivos, pois as picadas das abelhas servem para curar a maioria das doenças comuns que afetam os membros inferiores do corpo”.
Sem pestanejar ou ter dúvida alguma, o portal científico americano “sciencebasedmedicine.org” classifica o método usado pelos chineses como puro charlatanismo, pois o tratamento que se apresenta como uma panacéia é puro charlatanismo; lembrando que nenhum estudo científico justifica o uso da apiterapia.
Já os pacientes de Wang Menglin acreditam piamente que o tratamento funciona e muito bem, onde um deles chegou a assegurar que os médicos tinham lhe diagnosticado um Câncer e ele tinha apenas mais um ano de vida; mas com o uso da apiterapia sua expectativa de vida praticamente dobrou, declarando que: “Desde o ano passado até agora, acredito que meu corpo melhorou consideravelmente”.
Para os especialistas da Sociedade Americana do Câncer, o método não apresenta nenhum estudo clínico sobre a eficácia do tratamento usado na China, sendo assim, nenhum veneno de abelha ou de outros produtos da colméia ajuda a curar ou prevenir o Câncer.
Na página do American Cancer Society, você consegue encontrar um artigo publicado que adverte o uso da apiterapia, onde o mesmo diz o seguinte: “Confiar neste único tipo de tratamento e evitar ou atrasar cuidados médicos convencionais pode ter consequências muito sérias para a saúde”.


E você, encararia?? Eu, particularmente, não vejo necessidade para 'tamanho sofrimento'. Com os Animais, que são explorados sempre por estudos e entretenimento, já acho um absurdo. Quanto mais nos meus Pacientes de sentirem dor, e mais desconforto causarei à sessão.
AS COISAS MAIS BIZARRAS ACONTECEM PELO MUNDO E NÃO TEMOS CONHECIMENTO. 


Obrigada pela visita!! :)



(fonte: OFICINADANET.com)

domingo, 4 de maio de 2014

Acupuntura em Crianças

Quando se fala em Acupuntura pensa-se logo numa Senhora deitada e cheia de agulhas espalhadas pelo corpo. Mas é importante saber que esta Medicina Chinesa tem vindo a ser utilizada no tratamento de várias doenças infantis.Os pontos estimulados no bebê ou na criança são os mesmos pontos utilizados no adulto. A diferença está em como fazer.

Para aliviar cólicas e até refluxo em recém-nascidos os Pais podem buscar métodos alternativos, como a acupuntura. Não importa se o bebê tem dias de vida pois as sessões são feitas com o recém-nascido dormindo ou no momento que é amamentado pela Mãe.


Como a maioria das crianças se apavora só de se falar para agulhas ou são mais agitadas, podendo retirar as agulhas antes do tempo, a Acupuntura é realizada com laser ou pressão.


Nascida na China há mais de 4 mil anos, a técnica consiste em estimular pontos específicos do corpo onde se encontram muitas terminações nervosas, usando agulhas, calor, laser, pressão dos dedos, ventosas ou elétrodos.

A quantidade de sessões depende do objetivo do tratamento, podendo ser uma sessão avulsa (para resolver uma crise aguda), um plano de cinco ou 10 sessões, e até mesmo uma manutenção semanal ou quinzenal para problemas mais crônicos.


As crianças são mais sensíveis às dores e por isso as agulhas são colocadas superficialmente, as sessões têm um tempo menor (de cinco a dez minutos) e não se estimula mais de dez pontos numa sessão.

As doenças infantis que encontram resultados altamente satisfatórios no tratamento com a Acupuntura são as doenças respiratórias, entre as quais a asma, bronquite e rinite, enurese noturna (fazer xixi na cama enquanto dorme), distúrbios do sono e dores, como enxaquecas e cólicas.

Os resultados em crianças aparecem mais rapidamente principalmente se os Pais não mostrarem apreensão aos filhos quando o tratamento estiver acontecendo. Assim os pequenos sentem-se mais confiantes na presença do Acupunturista.

A cura pode existir somente com a Acupuntura, assim como pode ser necessário um tratamento em simultâneo com alguma medicação. O que pode acontecer é a redução no uso das medicações e dos sintomas da doença. A Acupuntura pode ainda ser usada para amenizar os efeitos colaterais que alguns medicamentos podem trazer.


Fazer Acupuntura para prevenção em crianças saudáveis não é necessário. Uma criança que tem crises de asma no período do Inverno pode fazer sessões durante o Outono para fortalecer o seu sistema imunológico, amenizando os sintomas ou mesmo espaçando o aparecimento das crises.

O tratamento não tem contra-indicações e não traz efeitos colaterais se for realizado por um profissional especializado em Acupuntura.

Marque já a sessão para seu(a) Pequeno(a)! ;)




( Via: ABC G. )